Vegabuss 3 anos no ar alegrando a busologia em geral

By: Andre Luiz Gomes de Souza

[Recommend this Fotopage] | [Share this Fotopage]
View complete fotopage

Thursday, 2-Jun-2011 02:12 Email | Share | Bookmark
Viação Santa Cecilia

Uma das empresas mais tradicionais da capital, a Viação Timbira, está voltando às origens, passando a ser denominada novamente de Viação Santa Cecília. Todos os veículos da empresa já estão com a nova logomarca, que traz o busto de um anjo compondo uma harpa. O código '36' ainda permanece. Não se sabe ao certo a razão dessa mudança, nem sequer foi comentado algo sobre isso, surpreendendo os pesquisadores em transporte.



Na realidade, o começo da empresa remonta em meados dos anos 40, quando a Viação Santa Cecília foi fundada em 1946 por Manoel Ferreira de Azevedo. Operava em 12 linhas em Fortaleza até o anos 70. Foram elas: Alto São Vicente/Centro; Amadeu Furtado/Centro; Antônio Bezerra; Campo do Pio; Circular Antônio Bezerra; Estação Antônio Bezerra/Centro; Granja Paraízo/Centro; Parque Americano/Centro; Parque Araxá/Centro; Parque Quitandinha/Centro; Paulo Sarasate/Centro; Porangabussu/Centro



Já em 1972 foi anunciada a fusão da Expresso Timbira, pertencente ao mesmo grupo empresarial, que fazia linhas interestaduais de Fortaleza para Teresina-PI, Bacabal-MA e São Luís-MA. O motivo da fusão foi a redução dos custos operacionais, de modo a garantir maior flexibilidade nos trabalhos em geral. A razão social que prevaleceu foi a da Timbira, permanecendo até o dia 20 de Abril de 2011.


Confira a notícia da fusão das duas empresas divulgada no Jornal Correio do Ceará em 23/09/1972:


Agora está feita e devidamente aprovada pelo prefeito Vicente Fialho a fusão da Expresso Timbira / Viação Santa Cecília que adotou a razão social de Expresso Timbira. A grande organização de uma frota de 85 ônibus e quatro garagens bem instaladas em Fortaleza, Teresina, Bacabal e São Luís. As linhas exploradas pelo Expresso Timbira são: 12 urbanos, 4 interurbanas e 12 intermunicipais.



Falando a esta coluna o Dr. Francisco Azevedo disse estar satisfeito com a fusão de sua empresa, pois contribuiu na colaboração do Presidente da República de baixar os custos operacionais.

Texto: Fortalbus e Cepimar.

Segue com mais fotos da Viação Santa Cecilia fotografado pelo meu amigo Renan Vieira que me cedeu para postar.



















View complete fotopage


© Pidgin Technologies Ltd. 2016

ns4008464.ip-198-27-69.net